domingo, 4 de setembro de 2011

O Aprendiz e Paciência do Sabidão


Eu estou aprendendo a dirigir. Não vou dizer que dirigir sempre foi meu sonho, mas sempre busque i a minha independência, então, sempre soube que este momento chegaria. Eu sou daquele tipo de pessoa que se senta no carro, ônibus ou o que for e olha a paisagem ou, simplesmente, dorme. Nunca dei a mínima para o que o motorista estava fazendo. Cá entre nós, que diferença faz se o motorista dirige de um jeito ou de outro? Mais vale eu colocar minha soneca em dia ou saber que dali a 5 km tem uma lanchonete ou algo bacana para se fazer. Enfim, essa minha característica é boa porque, como nunca critico quem dirige, ninguém nunca reclamou de dirigir para mim; por outro lado, é ruim porque, agora que estou aprendendo a dirigir, percebi a falta que faz você ter uma mínima noção de como se movem os pedais ou que diferença faz o uso desta ou daquela marcha. Não. Dirigir não é o fim do mundo. Depois de algumas aulas você pega o jeito. Mas tem uma coisa que me incomoda bastante: A falta de paciência de alguns motoristas que, só porque têm algum tempo a mais de experiência com o volante, acham que têm o direito de ficar buzinando na cabeça dos pobres aprendizes. Outro dia o meu carro morreu no morro e foi uma droga para arrancar. Mas a culpa era do carro. Juro! O pessoal da auto-escola o levou para ajustar a embreagem no dia seguinte. Ou seja, eu lá, fazendo o maior esforço para que a maldita embreagem cumprisse seu papel e um motorista “lindo”, muito educado, não parava de buzinar atrás de mim, tornado ainda mais agradável a arte de arrancar um carro que estava implorando para ir para a oficina. Deu vontade de descer, pegar uma vuvuzela e assoprá-la na cara do indivíduo por uns 40 minutos seguidos (não que ele não merecesse mais tempo ao som da vuvuzela; é que eu penso no bem-estar dos meus pulmões). Pôxa! Eu estava no carro da auto-escola, estava aprendendo. E se eu tivesse mesmo dificuldade para arrancar um carro mesmo com a embreagem boa, será que já não era problema o bastante? Ainda tinha que vir um apressadinho infernizar meu aprendizado? Claro, um apressadinho que aprendeu a dirigir sozinho, que nunca deixou um carro morrer, que nunca cometeu nenhum erro ao volante. Deve dirigir muito bem a criatura. Aliás, ele nunca deve ter passado pela auto escola, pois, se tivesse, saberia que andar atrás de carro de auto escola não é bem o lugar dos apressados. Será que ele sabe que nós só podemos dirigir até 40 km/h? Será que ele sabe que, quando a gente está aprendendo , a gente comete uns erros bem estúpidos até não errar mais? Pois é. Eu posso precisar aprender a arrancar melhor. E daí? Muito bem. Estou no lugar certo. No carro certo. Com um instrutor para me orientar. E o sujeito que precisa voltar para o jardim de infância para aprender a respeitar os outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário